7 Cuidados para se ter antes de viajar de carro

Viajar de carro pode ser bastante prazeroso para um casal ou uma família. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados antes de colocar as rodas na estrada e evitar transtornos. Muitos problemas podem ser solucionados antes de sair na garagem e não atrapalhar o roteiro. Confira algumas dicas a seguir.

Cuidados importantes antes de viajar de carro

É um hobby comum entre os europeus e norte-americanos viajar de carro. Infelizmente as condições da estrada por lá são muito melhores que as brasileiras. Mas para alguns destinos ainda dá para curtir uma boa aventura em um veículo de quatro rodas. Para quem for seguir a dica confira alguns cuidados cruciais antes de apertar o acelerador.

1 – Faça uma boa revisão do carro

O ideal é manter o bom estado do carro sempre com revisões periódicas. Mas uma semana antes de colocar o pé na estrada é indicado fazer uma nova revisão.  Uma visita breve ao seu mecânico de confiança confirmando o bom funcionamento de todas as peças pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso das férias.

Por longos quilômetros das estradas brasileiras é comum não encontrar oficina ou pontos de suporte.  Mesmo tendo seguro nem sempre a rede do celular vai funcionar para solicitar ajuda.

2 – Sempre saia com um tanque cheio

Muitos viajantes já acabaram no acostamento da estrada contando com um posto de gasolina no caminho com combustível mais barato. Se você não conhecer bem a estrada pode acabar sem pontos para abastecimento e o carro encostado.

3 – Quite todos os impostos

A regra da obrigatoriedade do pagamento do IPVA São Paulo  vale para todos os veículos.  Mesmo saindo do seu estado de origem é preciso pagar IPVA e DPVAT o carro pode ser apreendido e sua viagem ficará incompleta. Isso sem contar que um carro apreendido em outro estado deve ser liberado no mesmo estado que foi preso pagando as devidas taxas de estacionamento por dia do pátio do Detran.

4 – Verifique o seu estepe e peças de manutenção

Você não quer ficar na estrada porque furou um pneu e não tem como trocar, correto? Antes de sair e observe se o pneu do estepe está cheio ou precisa de uma nova calibragem e se as peças para troca de pneu estão dentro da mala.

5 –  Analisa o trajeto antes de colocar o pé na estrada

Muitos problemas podem surgir com uma família perdida em uma viagem de carro. As estradas são perigosas(em especial no turno da noite) e todo cuidado é pouco quando se trata de segurança.

Em algumas localidades é melhor não confiar totalmente na tecnologia de um GPS. Observe o trajeto online antes de sair de casa e se possível leve um mapa impresso com as principais vias a serem cruzadas.

6 – Verifique se os documentos estão com você

Do que adianta pagar todas as taxas e impostos se não levar o documento do veículo e habilitação? Coloque em um lugar visível para verificações de agente de trânsito e da Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal, presenças comuns nas estradas brasileiras.

7 –  Levar água e um lanchinho nunca é demais

Motivos diversos podem fazer restaurantes e lanchonetes na beira da estrada fecharem e deixar crianças e adultos desconfortáveis no carro. O melhor é garantir levando água e lanche em uma mochila térmica dentro do veículo. Nada que possa estragar fora da geladeira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *