Como votar na eleições estando fora do Brasil?

Cidadãos brasileiros mesmo estando em outro país no período de eleições podem votar.  O direito de exercer a sua opinião na escolha dos representantes no país não é eliminado por que não se está em território nacional. Saiba como votar estando fora do Brasil a seguir.

Quem deve votar no exterior?

Viajando ou morando fora do Brasil todos os brasileiros natos (ou naturalizados) devem voltar.  São obrigados a votar todos os maiores de 18 anos com o título de eleitor. Entre 16 e 18 anos podem ter o título mas não existe a obrigatoriedade.

Diferente de alguns países como os Estados Unidos, no Brasil o voto é obrigatório.  É preciso marcar presença a cada dois anos nas urnas para as eleições para vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, Governador e presidente da República.

As embaixadas brasileiras são preparadas para receber os brasileiros no dia das eleições. Elas anunciam antecipadamente mas você pode buscar mais informações de endereços e telefones para contato diretamente no site do TRE ou no site da sua embaixada.  

Não é preciso agendar horário ou buscar a sua zona eleitoral. Todos os brasileiros voltam na mesma embaixada em qualquer horário quando estão fora do país.

Quais eleições os brasileiros no exterior votam?

Devem voltar todos os brasileiros em trânsito ou com residência permanente no exterior. Contudo, de formas diferenciadas.

Os brasileiros em viagem temporária para fora do país, ou seja, com visto temporário mas mantendo o endereço fixo no Brasil devem votar em todas as eleições. Ou seja: a cada dois anos eles devem se dirigir a um ponto de votação e escolher os os candidatos de sua cidade, do seu estado e representante nacional.

Quem possui residência fixa no exterior mas manteve a sua nacionalidade brasileira se enquadra na segunda opção. A votação é exigida apenas para candidato a presidente da república e vice-presidente. Ou seja: deve votar a cada quatro anos.

Como os brasileiros devem votar no exterior

O brasileiro naturalizado ou nato deve procurar no período das eleições a embaixada brasileira no país o qual reside no momento.  Lá vão funcionar os pontos de eleições presenciais com urnas enviadas antecipadamente.

Os horários das lotações variam de acordo com o país e não segue horário de verão brasileiro. Por este motivo muitas vezes o resultado das eleições demora a sair. É necessário aguardar todos os países finalizarem. 

Justificando o voto no exterior

Não conseguir votar é um direito de todo eleitor. Ele pode estar ausente ou é muito distante da embaixada e não consegui marcar a sua presença. Neste caso deve realizar a justificativa.

Justificar o voto significa demonstrar ao TRE que você teve interesse em comparecer nas eleições mas não pôde por algum motivo. Ela pode ser feito através do site do TRE para quem está fora do país ou quando voltar de viagem procurar o Tribunal Regional Eleitoral de sociedade.

A justificativa é necessária porque o voto no Brasil é obrigatório. Não  justificar por três eleições consecutivas pode gerar a suspensão do título eleitoral.  Neste caso não haverá justificativa de eleição e pode causar alguns problemas como a perda  da posse de um concurso público, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *