Quem pode se inscrever no PROUNI?

Interessados em conseguir bolsa de estudo para uma graduação podem recorrer ao programa Universidade para Todos (ProUni). As bolsas são fornecidas para quem cumpre todos os pré-requisitos e de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Saiba como funciona as inscrições do ProUni a seguir.

Entenda mais sobre o ProUni e suas bolsas

O ProUni é o único programa do governo federal e fornece bolsas de estudo no ensino superior. Quando informamos “bolsa” queremos dizer que ele isenta o aluno de pagar a mensalidade durante todo o seu período letivo.  As bolsas de estudo podem ser parciais(25 a 75%) ou totais.

O programa foi criado pelo governo federal há mais de 12 anos para suprir a necessidade dos concluintes do ensino médio de dar continuidade em seus estudos. Para a maior parte deles é inviável custa a mensalidade do ensino superior. Não há vagas nas universidades públicas para todos e as bolsas de estudo na rede privada de ensino foram a solução encontrada de forma temporária pelo governo.

A atuação do ProUni visa igualar a oportunidade de ensino entre jovens de baixa renda e os classe média. O ensino público de fato possui defasagem e não concorrem nas mesmas condições os estudantes do ensino médio da rede pública da particular a uma vaga em uma universidade pública.

As bolsas do ProUni também são focadas na melhoria das condições de ensino da rede pública.  Também podem concorrer os professores da rede pública de ensino a uma segunda graduação ou pós-graduação.

Quem pode se inscrever no ProUni?

O programa fornece bolsas de estudo em universidades ou faculdades privadas.  O seu foco é quem realmente precisa e por isso todos podem se inscrever mas nem todos os cadastros serão aprovados.

Todos os concluintes do ensino médio(de educação regular ou para jovens e adultos) podem realizar a sua inscrição no sistema do ProUni.  Mas para ser aprovado é preciso cumprir os pré-requisitos básicos. São eles:

  • Ter uma renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Não ter graduação;
  • Ter concluído o ensino médio da rede pública de ensino ou em escola privada como bolsista integral;
  • Ter feito o Enem 2019 (ou de até dois anos anteriores) com nota superior a 4,5 em conhecimentos gerais e não ter tirado zero em redação;
  • Não estar em nenhum outro programa de bolsa de estudos.

É importante informar que se a bolsa for ganha o aluno deve comparecer às aulas. Em caso de abandono do curso a bolsa do ProUni é perdida e não há segunda chance para tentar uma segunda bolsa de estudos. Essa regra vale para bolsas parciais ou totais.

Com se inscrever no Prouni?

As inscrições para o ProUni abrem uma vez ao ano. Sempre são iniciadas após a divulgação da nota do ENEM porque precisam dela para avaliar o cadastro.

O cadastro é realizada através do site do programa. É gratuito e é preciso apenas preencher os dados em brancos do formulário de inscrição.

Todos os cadastros são avaliados e caso algum dos pré-requisitos não for cumprido o cadastro será cancelado.  Sendo aprovado é preciso que todos os dados informados sejam comprovados por meio de documentação no ato da matrícula do aluno na rede de ensino.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *